quarta-feira, janeiro 05, 2011

TOP 15 Filmes 2010 ...

.

T

erminando o ano de 2010, deixo aqui no blog os 15 melhores filmes que assisti no ano, dentre os filmes que foram lançados comercialmente no Brasil, independente da data de lançamento original. No balanço final, assisti 44 longas, que estão listados por ordem de preferência AQUI.



15º | CORAÇÃO LOUCO (Crazy Heart), de Scott Cooper

comentado aqui no blog.






14º | MINHAS MÃES E MEU PAI (The Kids Are All Right), de Lisa Cholodenko

Um drama familiar incomum, retratado com muita sensibilidade e ótimas atuações de Annette Bening, Julianne Moore, Mark Ruffalo, que formam o "triangulo" amoroso que se desenrola na trama.





13º | O ESCRITOR FANTASMA (The Ghost Writer), de Roman Polanski

comentado aqui no blog.






12º | PRECIOSA (Precious), de Lee Daniels

Este realmente foi uma surpresa pra mim, que pela sinopse parecia ser um filme batido, sobre racismo, gravidez e Aids na adolescência, mas a grande sacada do diretor foi não abusar do melodrama e não ter um final em que tudo dá certo. Aqui os personagens são reais, as atitudes deles são plausíveis, não tem aquela coisa de superação das dificuldades, da pessoa que ajuda o "problemático" da história e se torna um herói, enfim, é um drama simples, mas completamente honesto. Méritos também do elenco, acima da média, incluindo ai também a Mariah Carey, que aparece pouco, mas convence.




11º | SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO (Scott Pilgrim vs the World), de Edgar Wright

Achei o filme bem divertido, mas não uma obra-prima da cultura pop que foi apregoando por alguns. Pode até ser o melhor filme adaptado de um game, mesmo que seja originado de uma HQ, mas isso também não é muito mérito, pois este gênero é pobre desde sempre. Michael Cera, com sua habitual cara de nerd panaca, não chega a convencer nos fights e na fama de pegador, mas nada que prejudique. Os efeitos bacaninhas e trilha de Beck, Nigel Godrich, etc, ajudam a tornar o filme ainda mais interessante. Palmas para o diretor, que conseguiu inovar e surpreender no ramo dos zombies movies com SHAUN OF THE DEAD e nos mostra seu talento novamente nesta obra frenética.





10º | A Estrada (The Road), de John Hillcoat

comentado aqui no blog.






9º | Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are), de Spike Jonze

Definitivamente, este não é filme para criança. Apesar de alguns alivios cômicos, o tom melancôlico é que permeia todo o longa. Jonze faz mais um filme anormal e isso é de se louvar.





8º | AMOR SEM ESCALAS [Up in the Air], de Jason Reitman

O melhor filme do diretor até o momento. Bem superior ao chatinho JUNO, com uma temática adulta, um elenco afiado, um roteiro inteligente, sem ser exageradamente pretensioso e auto-importante, enfim, uma pequena obra prima. Alguns acharam a história clichê e banal, mas desde que seja com qualidade, tá valendo.




7º | A REDE SOCIAL (The Social Network), de David Fincher

Não é exatamente o grande filme pelo qual eu esperava e que foi alardeado, mas o elenco é bacana, o Timberlake está OK e o Fincher conduz muito bem a história da criação do maior site do planeta atualmente (tirando o google, claro). Interessante como uma (boa) ideia faz toda a diferença na vida de uma pessoa, mesmo que essa ideia não seja totalmente sua. Agora pelo que li por ai, a história daquela namorada do Zuckerberg não aconteceu de fato, mas no longa ficou legal, principalmente pela cena final do filme. Saber se o que é mostrado na tela aconteceu na realidade ou não é uma capítulo a parte e nunca será viável de fato, pois os acordos judiciais que o Zuckerberg fez foram sob sigilo das partes. Enfim, como filme de ficção, é ótimo.





6º | A FITA BRANCA (The White Ribbon), de Michael Haneke

comentado aqui no blog.







5º | O PROFETA (Un prophète), de Jacques Audiard

Filme sem ressalvas. Pode não ser original, mas naquilo que propõe, cumpre muito bem.






4º | O MUNDO IMAGINÁRIO DE DR. PARNASSUS (The Imaginarium of Dr. Parnassus), de Terry Gilliam

Como é prazeroso ver um filme de Sir Terry Gilliam. Pena que o cara seja tão azarado e seus filme sejam quase sempre um parto. Muito coisa deu errado na produção do longa, mas graças aos Deuses do cinema, o homem conseguiu finalizar e há males que vem para o bem, pois com a morte do Ledger o filme ganhou contribuições de Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel e ficou muito massa.





3º | ILHA DO MEDO (Shutter Island), de Martin Scorsese

comentado aqui no blog.






2º | A ORIGEM (Inception), de Christopher Nolan

Entre um Batman e outro, Nolan nos presenteia com filmes inteligentes e muito bem feitos. E apesar de eu ainda torcer o nariz para o Di Caprio, ele está em dois dos grandes filmes do ano e isso é um grande mérito.











1º | TOY STORY 3 (idem), de Lee Unkrich

Foi foda ver a continuação de um filme que, quase 15 anos atrás, me emocionou por ser uma singela obra, destinada sobretudo a crianças, mas eu que estava nos meus 12 anos, fiquei maravilhado pelo longa e claro, por toda a grandiosa filmografia da Pixar que ali se iniciava. Algo parecido que os nascidos em meados dos anos 70, poderiam sentir caso hoje vissem uma continuação de ET do Spielberg (é claro que essa possibilidade é remota). Mas voltando ao filminho (com aura de filmão) da Pixar, não digo que achei o melhor da trilogia, até porque é bem difícil escolher um preferido e um detalhe que surpreende é que, tirando o 3D, não notamos uma grande evolução nos efeitos neste terceiro filme, o que é de se estranhar, já que se passaram muitos anos. Talvez isso possa ser explicado porque o mais fantástico da série não são os efeitos, é a história que diverte, emociona, ensina e principalmente sem subestimar a inteligência, tanto de adultos quanto dos pequenos. Mais uma vez, muitas palmas para a Pixar

3 comentários:

pseudo-autor disse...

Ainda não vi Scott Pilgrim e A Fita Branca, mas os demais da sua lista eu assino embaixo, com destaque para A Origem, A Ilha do Medo e O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus.

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

bruno knott disse...

Curti muito tua lista... só não gosto mesmo de Scott Pilgrim, o estilo do filme foi muito irritante para mim.

Ilha do Medo é fantástico, espero que não seja esquecido no Oscar.

Mayara Bastos disse...

Gostei da lista e amei ver "Toy Story 3" no topo. rsrsrs. ;)