quinta-feira, janeiro 13, 2011

Expectativa 2011 ...

.

C

omo sempre, o ano que se inicia promete ter bons filmes, de grandes diretores que não costumam decepcionar. Listo abaixo os filmes que mais me interessam, dentre os lançamentos previstos para este ano de 2011. Só não incluí os cotados para o Oscar, que devem estrear por agora:

Amor e outras drogas [Love and Other Drugs, EUA, 2010], de Edward Zwick (Fox). Gênero: drama. Elenco: Anne Hathaway, Jake Gyllenhaal, Oliver Platt. Sinopse: Jamie Reidy é um vendedor de sucesso no mundo competitivo da indústria farmacêutica, principalmente quando começa a vender drogas contra a impotência sexual. >>> Filme foi mal recebido pela crítica dos EUA, mas ainda quero ver como ficou.

Como você sabe [How Do You Know, EUA, 2010], de James L. Brooks (Sony). Gênero: comédia romântica. Elenco: Owen Wilson, Reese Witherspoon, Paul Rudd, Jack Nicholson. Sinopse: Homem de negócios e um jogador profissional de beisebol se apaixonam pela mesma mulher. >>> O Brooks não dirigia desde 2004, e este também teve um recepção fraca nos States, custou 120 mi e arrecadou só 25 até agora

Raul Seixas – O início, o fim e o meio [Brasil, 2010], de Walter Carvalho e Evaldo Mocarzel (Paramount). Gênero: documentário. Sinopse: Documentário sobre a vida e obra de Raul Seixas >>> Raulzito nas telas, pelas mãos do grande Walter Carvalho.
 
A Dangerous Method [Reino Unido/Alemanha/Canadá, 2011], de David Cronenberg (Imagem). Gênero: drama. Elenco: Viggo Mortensen, Keira Knightley, Michale Fassbender. Sinopse: Um olhar sobre a relação entre Freud e Jung, criadores da psicanálise. >>> Cronenberg dispensa comentários, ainda mais com uma história dessas.


Passe livre [Hall Pass, EUA, 2011], de Bobby Farrelly e Peter Farrelly  (Warner). Gênero: comédia. Elenco: Christina Applegate, Amanda Bynes, Owen Wilson. Sinopse: Esposa concede ao marido um passe livre, espécie de permissão para relações extra-conjugais. >>> Depois de uma pausa de 4 anos, finalmente os Farrelly voltam com um novo longa.

Sucker Punch – Mundo surreal [Sucker Punch, EUA, 2011], de Zack Snyder (Warner). Gênero: aventura. Elenco: Emily Browning, Vanessa Hudgens, Abbie Cornish. Sinopse: Durante os anos 1950, uma garota é internada em uma instituição mental por seu perverso padrasto. >>> Filme bem comentado na última Comic Con, que promete bastante.

Rio [EUA, 2011], de Carlos Saldanha (Fox). Gênero: animação. Vozes: Jessé Eisenberg, Anne Hathaway, Rodrigo Santoro. Sinopse: Um papagaio tenta viajar dos EUA para o Brasil. >>> Tenho minhas ressalvas com essa história de papagaio ai, mas o Saldanha manda bem.

Haywire [EUA, 2011], de Steven Soderbergh (Imagem). Gênero: ação. Elenco: Gina Carano, Channing Tatum, Ewan McGregor, Michael Douglas. Sinopse: Uma soldado parte em busca de vingança depois de ser traída e deixada para morrer. >>> A volta de Soderbergh, que parece gostar de lançar dois filmes ao mesmo tempo.

Contagion [EUA, 2011], de Steven Soderbergh (Warner). Gênero: ficção científica. Elenco: Gwyneth Paltrow, Matt Damon, Marion Cotillard. Sinopse: Um grupo internacional de médicos tenta conter uma epidemia mortal. >>> E nesse voltando a Sci-Fi, com uma das melhores atrizes do cinema recente, Cotillard.

Carros 2 [Cars 2, EUA, 2011], de Brad Lewis  (Disney). Gênero: animação. Vozes: Neil Patrick Harris.  Sinopse: Relâmpago McQueen e seu amigo Mate participam de uma competição ao redor do mundo. >>> Umas das mais fracas animações da Pixar ganha continuação. Parece que a fábrica de boas ideias vai secando, pois saiu o TOY STORY 3, agora vamos ter este e MONSTROS 2 também já está na fila. Se os personagens não são novos, que pelo menos tenham boas histórias.

VIPs [Brasil, 2011], de Toniko Melo (Universal). Gênero: drama. Elenco: Wagner Moura. Sinopse: A história de um farsante que tem como golpe mais famoso ter se passado pelo irmão do dono da empresa aérea Gol durante o carnaval do Recife. >>> Em um ano em que o cinema nacional não tem nenhum TROPA DE ELITE, nem NOSSO LAR, este parece ser o filme com maior potencial de público.

Hanna [EUA, 2011], de Joe Wright (Sony). Gênero: policial. Elenco: Saoirse Ronan, Cate Blanchett. Sinopse: Garota do leste europeu de 14 anos foi criada por seu pai para ser uma máquina de matar. Para fugir do seu destino, precisa lutar para ficar livre. >>> Que sinopse encantadora.

X-Men: First Class [EUA, 2011], de Matthew Vaughn (Fox). Gênero: aventura. Elenco: Michael Fassbender, James McAvoy, January Jones. Sinopse: Novo filme baseado nos personagens dos quadrinhos da Marvel. >>> Vaughn inovou com KICK-ASS, vamos ver o que fará com os mutantes.

Super 8 [EUA, 2011], de J. J. Abrams (Paramount). Gênero: ficção científica. Elenco: Elle Fanning, Noah Emmerich. >>> Pouco se sabe sobre o novo filme do criador de Lost. Veremos.

Melancholia [Dinamarca/Suécia/França/Itália/Alemanha, 2011], de Lars Von Trier (Califórnia). Gênero: ficção científica. Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland.  Sinopse: Uma catástrofe iminente se anuncia quando um planeta misterioso se aproxima da Terra. >>> Trier se aventura na SciFi. A ver.

A árvore da vida [The Tree of Life, EUA, 2011], de Terrence Malick (Imagem). Gênero: drama. Elenco: Brad Pitt, Sean Penn, Fiona Shaw. Sinopse: A vida de uma família com três filhos nos anos 1950. O filho mais velho testemunha o fim da inocência. >>> Este estava na minha lista do ano passado, mas atrasou, o que não é novidade em se tratando do Malick.



Midnight in Paris [EUA/Espanha, 2011], de Woody Allen. (Paris). Gênero: comédia romântica. Elenco: Michael Sheen, Rachel McAdams, Adrien Brody, Marion Cotillard. Sinopse: A vida de uma família se transforma durante uma viagem de negócios a Paris. >>> Espero que supere seus dois filmes anteriores.


As aventuras de Tintin: O segredo do Licorne [The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn, EUA, 2011], de Steven Spielberg (Sony). Gênero: animação. Vozes: Jamie Bell, Daniel Craig, Simon Pegg. Sinopse: As aventuras do jovem detetive Tintim e seu cachorro Milu. Baseado na popular série belga de livros em quadrinhos criada por Hergé. >>> Spielberg entra na onda do 3D animado.

Anonymous [EUA, 2011], de Roland Emmerich (Sony). Gênero: drama. Elenco: David Thewlis, Rhys Ifans, Derek Jacobi, Vanessa Redgrave. Sinopse: Um investigador tenta descobrir quem foi o verdadeiro autor das peças de Shakespeare. >>> Emmerich dirigindo um drama ? É ver pra crer.

The Girl with the Dragon Tatoo [EUA, 2011], de David Fincher (Sony). Gênero: suspense. Elenco: Daniel Craig, Rooney Mara, Christopher Plummer. Sinopse: Nova adaptação do romance O homem que não amava as mulheres, primeiro livro da série Millenium do sueco Stieg Larsson. >>> A adaptação para o cinema de 2009, dirigida pelo dinamarguês Niels Arden Oplev, foi muito bem elogiada. Não vi, mas para o Fincher ter pego, o material é de primeira.

The Invention of Hugo Cabret [EUA, 2011], de Martin Scorsese (Sony). Gênero: infantil. Elenco: Chloe Moretz, Jude Law, Sacha Baron Cohen. Sinopse: Paris, 1930. Um órfão que vive numa garagem se envolve em um mistério que envolve o desaparecimento de seu pai. >>> E pra fechar este preview com chave de ouro, o mestre Scorsa lança em dezembro (se não adiarem) sua primeira produção infantil, que claro será vista por muitos adultos, como eu e você.

7 comentários:

pseudo-autor disse...

Os do Von Trier, do Soderbergh, do Snyder, do Cronenberg e do Mallick está na minha lista. Confesso que fiquei curioso pra ver o do Zwick fugindo um pouco do cinema-ação que ele tanto gosta!

cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Alyson Santos disse...

Não sabia que David Fincher, vencedor do Oscar de 2011, iria filmar uma versão de The Girl with the Dragon Tatoo. Interessante. Gosto dele, embora "A Rede social" seja um dos que eu menos gosto.

No mais, espero com boas expectativas por A árvore da vida, Melancholia, X-Men: First Class, A Dangerous Method ,Amor e outras drogas, The Invention of Hugo Cabret e os dois filmes do Steven Soderbergh.

Abraços!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Olá, Hugo. Você vez ou outra visita lá meu blog, e me dei conta que nunca havia passado por aqui, para conhecer o Alta Fidelidade (ao menos não que eu me lembre). Bom, chegou a hora de me redimir. E que boa hora escolhi, com esse ótimo post sobre as possíveis melhores estreias de 2011!
Morro de curiosidade com o que o mestre Scorsese fará com o 3D, vamos ver... também estou muito curioso com esse doc. sobre o Raul, com o novo e misterioso filme do J.J. Abrams, e principalmente com a possível nova obra-prima de Terrence Malick, A ÁRVORE DA VIDA. No entanto, o que mais me chamou atenção nesse seu post foi o filme do Cronenberg. Desconhecia sua existência, e agora passou a ser a mais aguardada estreia de 2011 para mim.
Abraço.

Kamila disse...

Excelente lista. Aguardo muitos dos filmes que você espera!

Hugo Leonardo disse...

Valeu Wallace, volte sempre ...

bruno knott disse...

Belo post!!!

Particularmente, quero muito ver esse filme do Cronenberg e, principalmente, o do Mallick. Como vc falou, não é surpresa ter atrasado. Mas confio muito nele.

Abraços.

Mayara Bastos disse...

Da lista quero muito conferir:

"A Dangerous Method", "Hanna", "A Árvore da Vida", "Midnight in Paris" e "Tintin". ;)