domingo, fevereiro 06, 2011

Filmes do Oscar 2011 ...

.

M

anterei neste post os comentários dos filmes que assisti e que estarão no Oscar 2011, não só os de Melhor Filme. Não vou ficar aqui dando palpites de qual acho que vai ganhar e tal, porque o que interessa pra mim são os filmes em si. Enfim ...

(por ordem de preferência)

> TOY STORY 3 (Lee Unkrich) >>> Já comentado aqui, dois posts atrás.

> BRAVURA INDÔMITA (Coen's) >>> Como é bom apreciar a cada novo filme a excelência que os irmaõs Coen impõem em suas produções. Talvez seja porque eles já não precisam provar nada para ninguém, visto que possuem uma filmografia bastante consistente, com muitos altos e pouquíssimos médios (baixos não existem). E a investida dos irmãos no gênero western não poderia ter sido mais feliz, é claro que a atuação impagável de Jeff Bridges ajudou muito. Matt Damon também não faz mal e a menina Hailee Steinfeld é uma grata surpresa. Após assistir, me pareceu mais uma grande obra dos irmãos, abaixo de ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ e do mesmo nível de um QUEIME DEPOIS DE LER.

> CISNE NEGRO (Darren Aronofsky) >>> Talvez seja o filme com maior unanimidade entre cinéfilos, dentre os indicados neste ano. E é difícil encontrar defeitos no longa. Natalie Portman ganhará merecidamente seu primeiro Oscar e a Mila Kunis faz um contra-ponto muito interessante. Palmas para o Aronofsky que vem se tornado cada vez mais um diretor de grande destaque no cinema contemporâneo.

> A ORIGEM (Christopher Nolan) >>> Já comentado aqui, dois posts atrás.

> O VENCEDOR (David O. Russel) >>> Filmes sobre pugilistas famosos, que mostram suas trajetórias pessoais e profissionais, é receita certo para o sucesso. E com este não é diferente. O Russel recuperou-se do chatinho HUCKABEES e com o apoio da produção-executiva do Darren Aronofsky, (que recusou a direção deste para pegar a de CISNE NEGRO). Mas quem rouba mesmo a cena no longa é Bale, que entregou uma das melhores (senão a melhor) atuação de sua carreira até hoje. Se o roteiro tivesse tornado o personagem Dicky o protagonista, teria sido bem melhor, já que a atuação do Wahlberg é apenas correta. De se destacar também a performance da veterana Melissa Leo e também da bela e simpática Amy Adams.

> A REDE SOCIAL (David Fincher) >>> Já comentado aqui, dois posts atrás.

> 127 HORAS (Danny Boyle) >>> É um filme bem melhor do que o anterior do diretor, QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO, que na minha opinião ganhou vergonhosamente o Oscar em 2009. Este novo, tem uma brilhante performance de James Franco, na pele de um jovem aventureiro que passa por maus bocados quando fazia uma trilha no meio do nada. Foi apontado por alguns como vazio e sem muitos atrativos, mas eu gostei muito, além da atuação do Franco, da história, que é baseada em fatos reais, de superação e tudo mais. E a cena mais forte do longa (que obviamente não contarei qual) é de fritar os nervos.

> INVERNO DA ALMA (Debra Granik) >>> É o filme "independente" do ano que chegou ao Oscar. Já está virando até tradição, agora que passou a serem 10 indicados, sempre algum filme que ganhou Sundance chega lá. Desde que o filme seja de qualidade mesmo, tá valendo. Este aqui é o caso pois o filme é bom, embora tenha sido sobrevalorizado. A atuação da Jennifer Lawrence é bastante elogiável, mas também pudera, pois o filme foca nela o tempo todo. De qualquer forma, acho que não merecia estar entre os 10, tirando vaga de O ESCRITOR FANTASMA ou ILHA DO MEDO.

4 comentários:

Mayara Bastos disse...

Meu ranking fica:

"Toy Story 3"<"A Origem"<"Cisne Negro"<"A Rede Social"<"Bravura Indômita"<"O Discurso do Rei"<"Inverno da Alma"<"O Vencedor"<"Minhas Mães e Meu Pai".

Falta conferir "127 Horas". ;)

Alyson Santos disse...

Ja o meu fica Cisne Negro > Toy Story 3 > A Origem > A Rede Social > Bravura Indomita > O Discurso do Rei> O Vendedor > 127 Horas > Inverno da Alma> Minhas Mães e Meu Pai.
Abraço!

ANTONIO NAHUD disse...

O blog está muito interessante.
Bravo!
Abraços,

O Falcão Maltês

Carolina Flor disse...

Fiquei chateada que A Origem não ganhou melhor filme. Para mim, foi o melhor longa de 2010.