domingo, abril 25, 2010

A Estrada ...

.

D

epois do filme ter sido solenemente esnobado no Oscar, finalmente chegou nos cinemas brasileiros nesta semana. Como todos já devem saber, é a adaptação do premiado romance do escritor norte-americano Cormac McCarthy. Acho que as pessoas que não leram o livro, tendem a gostar mais do filme. Como eu aliás, mas é claro que as falhas do longa são visíveis. Na verdade o diretor, John Hillcoat, teve mais méritos do que erros, pois pelo que dizem, adaptar todo o clima e a densidade do livro em quase 2 horas de filme é uma tarefa impossível. O tom meio acelerado que a história é mostrada acaba não causando o mesmo impacto que imagino existir no livro. Os flashbacks, apesar de situarem o espectador na história, acho que foram mal empregados, quebram o andamento da projeção e o destino que teve a personagem da Charlize Theron ficou um tanto sem sentido pra mim. Mas o grande trunfo do filme é sem dúvida a atuação magnética de Viggo Mortensen, que soube transparecer uma pessoa forte, que tenta conduzir o seu filho no meio do nada, e que não esconde as fragilidades e amargura que carrega, embora sempre tente manter as esperanças. A participação de Robert Duvall é pequena, mas de grande importância para a trama. Pretendo ler o livro depois para poder comparar, pois achei a história bem interessante e o filme, se não é uma grande adaptação, ao menos parece não ter estragado essa obra bastante conceituada.

4 comentários:

bruno knott disse...

Eu acho que o Hillcoat conseguiu se sair bem no processo de adaptação, no geral.

Concordo que o trunfo do filme é o Viggo. A cada ano que passa eu respeito mais este ator.

Abraços.

Wally disse...

Li o livro recentemente e fui completamente arrebatado pela força da história. Portanto, estou bem ansioso pelo filme - acho que, levando em conta os trabalhos prévios do diretor, não irei me decepcionar.

Alyson Santos disse...

Já o tenho aqui comigo, mas ainda não vi. Também espero algo do tipo ao qual vc escreveu a cima.

Abraços!

Mayara Bastos disse...

Tenho muita curiosidsde em ler o livro, aliás, muitas obras de Cormac McCarthy. Então, espero conseguir ler antes de conferir o filme, que parece interessante.

Beijos! ;)