terça-feira, maio 11, 2010

Retrospectiva Cannes 2009 ...

.

A

proveitando que estamos no mês de Cannes, comento aqui no blog os filmes que assisti um anos após terem sido exibidos lá. Alguns chegaram no Brasil só este ano, outros ainda não tem nem previsão de lançamento aqui. Dos 20 filmes da mostra competitiva, consegui assistir apenas 10 deles:

SEDE DE SANGUE (Chan-Wook Park) : Em tempos de vampiros castos de "Crepúsculo", é muito bacana ver um padre chupando (de adultos!) o sangue e quebrando tabus (ao menos no cinema).




BRILHO DE UMA PAIXÃO (Jane Campion) : Não consegui achar muita coisa deste drama de época da Campion. O filme é bem feito, clássico e tudo mais, mas não eu não consigo enxergar graça nos modos britânicos (de antigamente), de se falar, de se vestir, de se relacionar, enfim, o filme é por vezes tedioso e não me envolveu. Há de se registrar a performance da Abbie Cornish, que é talvez a melhor coisa aqui.




ACONTECEU EM WOODSTOCK (Ang Lee) : Não sou um apreciador dos filmes do tawainês (acho BROKEBACK uó), mas até que este é bem legal, acho que porque a abordagem que ele fez não era a que eu estava esperado de um filme sobre Woodstock. Vemos aqui os bastidores do evento na visão de Elliot Tiber, que foi um cara importante para a realização do mesmo. Agradável surpresa pra mim.




O PROFETA (Jacques Audiard) : Desse não dá pra reclamar. Filme sem ressalvas, assim como o do Haneke. Pode não ser original, mas naquilo que propõe, cumpre muito bem.




VINCERE (Marco Bellocchio) : Outro que é bem feito e tal, mas não me pegou. Achei o filme longo, arrastado e pouco interessante.




FISH TANK (Andrea Arnold) : Filme freak da diretora inglesa. É um filme honesto, que reflete os dias de hoje na sua edição ágil e nervosa.




ANTICRISTO (Lars Von Trier) > Não gostei, apelativo, poucas ideias boas, dispensável.


A FITA BRANCA (Michael Haneke), BASTARDOS INGLÓRIOS (Tarantino) e OS ABRAÇOS PARTIDOS (Almodóvar) já foram citados aqui no blog.

7 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde, muito inteligente sua abordagem sobre os filmes, também tenho um blog que trata do mesmo assunto, obviamente tampouco trata o teu, mas estou me esforçando!

também não consegui enxergar ótimos frutos de Brilho de uma Paixão, um dos piores que já vi este ano.

Faça uma visita ao meu blog, e veja o que achou. E já adianto que vou começar ler tuas resenhas para ter uma visão mais ampla das coisas.

Wally disse...

Lamentavelmente, só vi os 4 últimos. Meu preferido sendo o sensacional "Bastardos Inglórios", seguido pelo maravilhoso "A Fita Branca". Gosto muito de "Abraços Partidos e também de "Anticristo".

Alyson Santos disse...

Eu sou fã do cinema do Chan Wook Park. Na verdade, o cinema coreano é o meu favorito, na atualidade. Não importa a história, não importa o tema, eles sempre buscam uma maneira diferente de fazer seus filmes.

Eu to com Fish Tank aqui comigo, mas nem sabia que ele tinha ido para Cannes! Bom saber! Também tenho comigo O Profeta e Bright star, mas não vi ainda.

Anticristo me decepcionou. Achei fraco por ser do Von Trier, mas não o acho ruim.

Abraços!

Mayara Bastos disse...

Que vergonha! Só vi dois da lista: "Bastardos Inglórios" e "A Fita Branca". Mas estou curiosa por "Brilho de uma Paixão" e "Fish Tank".

M.Abranches disse...

Concordo com voce sobre A Fita Branca, mas discordo sobre Anticristo. O problema de Anticritos é que para entende-lo na sua amplide é preciso aulas e aulas de psicologia. As poucas ideias que falou são as perceptiveis, o resto está lá, mesmo que escondido. A rapoza autofágica vale 3 sessoes de terapia...

Cristiano Contreiras disse...

Eu gostei de Anticristo e Brilho de uma paixão!

parabéns pelo blog!

M.Abranches disse...

An? Voce nao entendeu Anticristo!!