segunda-feira, maio 11, 2009

Cannes 2009 ...


O

mais importante festival de cinema do mundo começa na quarta-feira agora e como não faço parte do grupo de felizardos que estarão lá, comento alguns dos filmes selecionados que me interessam e que farão parte da minha lista de filmes a assistir daqui alguns meses, quando finalmente os filmes chegarem em circuito (muitos só no ano que vem talvez), ou como queiram, na rede (em um prazo bem menor).

Na mostra competitiva, destaco os que me chamaram a atenção de cara: ANTICHRIST, do Von Trier, (que sempre me interessa, apesar de ter abandonado O GRANDE CHEFE no inicio), assim como Haneke e seu THE WHITE RIBBON. Ainda no time do cinema de impacto temos Gaspar Noé com ENTER THE VOID. As mulheres ficaram representadas por FISH TANK, de Andrea Arnold; MAP OF THE SOUNDS OF TOKYO, de Isabel Coixet e BRIGHT STAR de Jane Campion. Os orientais estarão presentes com THIRST, do Chan-Wook Park (que espero que seja melhor que seu ultimo I'M A CYBORG), SPRING FEVER, de Lou Ye, VENGEANCE do badalado Johnnie To (do qual ainda não vi nenhum filme) e FACE do Ming-liang. Por último, mas não menos importante, Taranta e seu INGLOURIOUS BASTERDS e Almodóvar com LOS ABRAZOS ROTOS. Já TAKING WOODSTOCK, de Ang Lee, devo acabar assistindo, mas não é um diretor que tenho expectativas boas.

Fora de competição, destaco DRAG ME TO HELL, de Sam Raimi (será que o homem voltou a boa forma?), AGORA, do Amenábar, THE IMAGINARIUM OF DOCTOR PARNASSUS do Gilliam (que não tô botando muita fê) e UP novo da Pixar. Nas sessões especiais ainda temos o doc THE TORN IN THE HEART, do Michel Gondry.

De resto, um monte de filmes de diretores não tão famosos e nem conhecidos por mim.

Aproveitando, deixo os links dos sites brazucas que estão cobrindo o festival:

- UOL

- TERRA

- CINEWEB

- Blog do Heitor

- Blog do Merten

- KMF

- Valente

- Filmes Polvo

.

7 comentários:

Unknown disse...

Estive por aqui conhecendo o seu blog! Abraço Ademar!!!

Wally disse...

Fiquei bem impressionado com a seleção deste ano. Vários grandes nomes e filmes que me despertam interesse imeditado. Até aqueles fora de competição me intrigam, como os listados por você. E, apesar de Gondry não ter me decepcionado até agora, seria ótimo vê-lo fazendo uma nova obra-prima pós-Brilho Eterno. Mesmo que seja apenas um documentário.

Ciao!

Anônimo disse...

INGLOURIOUS BASTERDS!!!!

abs!

Bruno disse...

Só conheço um filme do Johnnie To, que é "Exilados", o qual recomendo muito. Se quiser conhecer obras dele, essa é excelente.

E tb gostei da seleção deste ano, tem vários filmes aí que me interessam. Só resta esperar pra ver quando estreiarão por aqui.

Abraço!

Mayara Bastos disse...

A seleção está excelente mesmo. Estou curiosa pelos novos de Tarantino, Almodóvar e Jane Campion. Além de "Up", claro, rsrsrs.

Alex Gonçalves disse...

Esse Festival de Cannes neste ano está uma maravilha de Deus, sendo tanto aqueles filmes que estão dentro quanto fora de competição. Tenho boas expectativas enquanto ao novo filme de Sam Raimi, "Arraste-me Para o Inferno". Antes de se envolver com as babaquices de "Homem-Aranha", ele fez a obra-prima "The Gift". Mas para mim os filmes mais interessantes que foi exibido no festival são "Anticristo" e "Precious".

Alex Gonçalves disse...

O ruim para mim enquanto o Festival de Cannes é em relação dos lançamentos dos filmes. Ao contrário do Oscar, onde nós já vemos uma boa quantidade de produções indicadas, os filmes de Cannes demoram uma eternidade para chegarem aqui. Assim nem dá para julgar os vencedores. Só achei uma pena o filme da Isabel Coixet, que quero muito assistir, tenha sido o mais vaiado de toda a edição desse ano.

E a tabela ficou muito boa! :-)