terça-feira, junho 09, 2009

Curtas de Longas ...

C

omo estou meio sem tempo nestes dias, comento agora em um só post, filmes que tenho visto ultimamente, alguns ainda do Oscar desse ano e outros mais recentes:

> ZIFT (2008), de Javor Gardev: Filme que foi representante da Bulgária para concorrer a categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar. É um longa bem interessante, conta a história de um preso que tem liberdade condicional e se envolve com assuntos pendentes do passado. Também é o primeiro filme deste diretor bastante promissor e o melhor do país que eu já vi, pra falar a verdade nem lembro de ter visto outros. Outra coisa é que o filme me lembrou o ótimo NA MIRA DO CHEFE, pelas situações inusitadas e pela agilidade das cenas, que deixam o espectador em constante atenção ao que acontece na tela e o final é bastante satisfatório. Recomendo para todos, só não sei se vai ser lançado comercialmente por essas bandas, mas é encontrado em outras fontes.

> O GRUPO DER BAADER (Der Baader Meinhof Komplex, 2008), de Uli Edel: Outro indicado de seu país para o Oscar, da Alemanha, só que este chegou aos 5 finalistas e embora não tenha ganhado é um filme muito bom. O diretor, de filmes que não vi nenhum, CHRISTIANE F. (81), NOITES VIOLENTAS NO BROOKLYN (89), CORPO EM EVIDÊNCIA (93) e O PEQUENO VAMPIRO (00), faz um trabalho competente e trata de um tema difícil de ser abordado.

> O LUTADOR (The Wrestler, 2008), de Darren Aronofsky: Depois do fiasco de FONTE DE VIDA, Aronofsky volta com um filme que me agradou muito. Rourke entrega uma ótima atuação, de um lutador decadente que busca sobreviver nos ringues, mas encontra alguns empecilhos. A Tomei também está muito boa.

> THE BURNING PLAIN (2008), de Guilhermo Arriaga: Filme até interessante do mexicano Arriaga. Traz a Charlize Theron em boa forma e em cenas ousadas, que agradarão o público masculino.

> RED CLIFF II (2009), de John Woo: Ainda não vi a primeira parte deste épico do Woo, mas com certeza verei, pois gostei bastante. É muito bem feito, figurino, cenários e as cenas de ação, nem se fala. Melhor filme do homem, desde sua fase hollywoodiana.

> AMANTES (Two Lovers, 2008), de James Gray: Não achei este filmão que muitos disseram, apontado até como o melhor de 2008 por alguns, mas é bom, sem dúvida. O que talvez tenha me incomodado é o ritmo demasiado lento do longa e o roteiro um pouco simplório. A atuação do Phoenix é exemplar, como em OS DONOS DA NOITE (pena que talvez não o vejamos mais nos filmes do Gray) e ainda temos uma Paltrow melhor do que de costume. Enfim, belo filme mas não uma obra prima, IMO.

> GUERRA AO TERROR (The Hurt Locker, 2008), de Kathryn Bigelow: Um ótimo filme de guerra da Bigelow, que também fez alguns meia-bocas K19 (02), O PESO DA AGUA (00), CAÇADORES DE EMOÇÃO (91). Acompanha de perto a vida de um esquadrão anti-bombas no Iraque, que trabalham sempre no limite. Boas atuações e um roteiro bem construído.

> THE SPIRIT (2008), de Frank Miller: Gostei, ao contrário da maioria. Na linha de SIN CITY, do qual curto bastante. Dessa vez Miller não teve ajuda do Rodriguez, o que talvez tenha prejudicado um pouco o andamento da trama, que aqui parece ter ficado com um ritmo um tanto acelerado, mas no geral, achei um filme bacana.

> X-MEN ORIGENS-WOLVERINE (2009), de Gavin Hood: Singer ainda faz falta na série, mas Hood não faz feio. É uma adaptação correta, sem maiores brilhos e sem grandes destaques, mas que entretem.

> UM ATO DE LIBERDADE (Defiance, 2008), de Edward Zwick: Gostei deste novo do Zwick, é bem realizado e sem excessos. Boa atuação do 007.

> FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO (Role Models, 2008), de David Wain: Filme acabou chegando direto em DVD por aqui. Achei bacaninha, original até, mas nada de tão espetacular.

.

7 comentários:

Roberto Queiroz disse...

O melhor da lista é O Lutador, mas o Ato de Liberdade também é muito bom. Ainda não tive a oportunidade de assistir o do Arriaga, mas já ouvi ótimos comentários a respeito dele. E, não adianta, não consegui gostar de The Spirit. Pelo amor de Deus, Frank Miller, volta a desenhar. Sua praia não é essa!

Diego Rodrigues disse...

Da lista sem dúvidas O Lutador é o melhor. Embora não tenha conferido algus daí - como Amantes. Mas The Spirit eu achei horrível e Wolverine bastante irregular.

Guerra ao Terror é tão bom quanto pintam por aí, então?

Anônimo disse...

O Lutador é fantástico e eu faço parte dos que consideram A Fonte da Vida um bom filme... hehe

"A Tomei também está muito boa." em vários sentidos!

Quanto a The Spirit... devido a tantas criticas negatias eu me desempolguei totalmente pra assistir, acho que vou dar uma chance!

Abraço

Wally disse...

Assisti poucos: "O Lutador", que achei um belíssimo filme, totalmente virtuoso. Só discordo quanto à "Fonte da Vida", filme do qual admiro muito e considero totalmente subestimado. "Guerra ao Terror", que gostei bastante apesar de deixar a desejar em aspectos. "X-Men Origens - Wolverine" que é uma grande bobagem. Roteiro medíocre. Tem um ou outro acerto e Jackman/Schreiber fazem bem, mas de resto...

Ciao!

M.Abranches disse...

É você Hugo, aquele antiiiigo? Rsss. Ótimo blog. Até!

Alex Gonçalves disse...

Hugo, legal os resumos. Acho que por eu ter aguardado com tantas expectativas acabei me decepcionando um pouco com "The Burning Plain", mas é um belo filme, tem interpretações maravilhosas do elenco central. Eu queria ver este novo filme do Uli Edel, deve ser ótimo mesmo. Além de "The Burning Plain", também assisti "O Lutador" (a melhor coisa do filme são as atuações), "The Spirit" (que achei bem bacana) e "X-Men Origens: Wolverine (fraco).

Bruno Alex disse...

Muito legal seu blog
adoro cinema, depois da uma passada no meu
to começando agora xD
http://cameracine.blogspot.com/


bjos
;*