I
nicio agora no blog uma série de posts com minhas listas de 2008. Começo pelos 10 piores filmes que assisti este ano, dentre as estréias no país.Creio que para alguns (ou muitos), minha lista de piores não terá sentido, afinal não é qualquer cinéfilo que colocaria nomes badalados como Gus Van Sant e Wong Kar-Wai e ainda filmes mega-hypeados como o de Ben Stiller. Mas eu não estou aqui para agradar ninguém, nem para seguir os outros e sim dizer o que condiz comigo. Mas chega de tralala e vamos ao que interessa:
O que um filme de ação/aventura precisa para ser bom ? Ser inteligente é um bom começo. Aqui, o que seria o tchan da história, o lance de se teletransportar, fica sub-aproveitado e desinteressante. O que vemos na tela é medíocre. Liman já foi melhor.
Não sou nem um pouco apreciador do cinema feito pelo quase-unanimidade Kar-Wai (Carlão também já disse que não gosta dele). Este último do diretor, talvez tenha sido seu filme mais criticado até agora. Eu não achei uma bomba, mas apenas ruim.
Wow, se não me falassem que era um filme do Van Sant, acharia que era do Larry Clark. A diferença é que Clark é honesto com o que filma, já o Van Sant parece que em todos os seus filmes (pelo menos os que vi dele até hj) quer se mostrar numa auto-importância petulante. Tô fora.
Pô, um filme com mulheres peladas ser ruim é triste. Mas esse, infelizmente, não conseguiu estabelecer um mínimo de qualidade. Just it.
Esse aqui não me pegou não. Tem uma formula toda montada para posar de moderno, inteligente, mas não me convenceu nem um pouco. Brendan Fraser está ruim como sempre, Kevin Bacon e Julie Delpy apáticos e Andy Garcia e Sarah Michelle Gellar não cheiram nem fedem.
Next.
Outra tristeza é ver Elisha Cuthbert sendo desperdiçada num filme. O diretor, que em outros tempos fez bons filmes como A MISSÃO e OS GRITOS DO SILENCIO, parece que esqueceu o bom cinema.
Hopkins se aventura pela terceira vez na direção. E como toda aventura, corre risco de dar em merda. O filme não tem pé, nem cabeça, é chato e não entendi bulhufas. Hopkins como ator é ótimo, mas precisa escolher melhor seus roteiros que dirige.
Chegamos então ao pódio de baixo. Fico pensando nos executivos da distribuidora desse filme, pensando no que fazer com uma caca dessas. Pensaram tanto, que o filme demorou a saiu direto em DVD. O diretor fez o hiper-estimado DONNIE DARKO, do qual não nutro a menor simpatia. No ano que vem, ele lançará THE BOX, e pelo visto vai viajar na maionese de novo.
A medalha de lata, vai para Ben Stiller. Na verdade vai para os primeiros 20 minutos do filme, pois não consegui continuar. E olha que raramente eu paro de assistir algum filme no meio, mas eu não achei nada de interessante este. A figura do Stiller já ficou muito gasta, batida e Downey Jr. já teve sua fase.
Filme absolutamente entediante, sem nada a acrescentar. Arcand é apenas um velho recalcado, conformista e pessimista. Há quem goste, eu não.
Bolhina preta de carvão para ele.
9 comentários:
Não gosto de muitos filmes da lista, especialmente "Jumper", mas não incluiria "Um Beijo Roubado", "Paranoid Park" e "Trovão Tropical" - inclusive o do Van Sant é um dos melhores do ano, na minha opinião. Até mais!
Indo por partes, acho Jumper realmente muito fraco, gosto de Um Beijo Roubado, gosto bastante de Paranoid Park, não vi Prazeres Mortais, Ligados pelo Crime é muito fraco e pretensioso, Cativeiro é um dos piores filmes que já vi, ainda não vi Um Sonho Dentro de um Sonho mas quero, Southland Tales sofre de um excesso de informação mas adoro muito do que Kelly fez no seu filme, Trovão Tropical é genial e A Era da Inocência não vi.
É isso.
E uma dica: veja Trovão por completo. O filme começa lento. Agora, a genialidade é incontestável. Seus últimos 30 minutos são adrenalinescos e hilariantes.
Ciao!
Valeu Wally. Vou dar outra chance para TROVÃO depois ...
Gostei da analogia entre Larry Clark e Gus Van Saint ...
De resto, se fizermos uma coleta de todos os piores filmes do ano ... podemos ter a certeza que qualquer cinefilo irá passar mal com tanta sebosera na lista ...
Um grande abraço!
Puxa, TROVÃO TROPICAL, BEIJO ROUBADO e PARANOID PARK!
Hugo, realmente não és conformista. O 'hype' às vezes nos ilude, e em retaliação, basta sermos honestos e impiedosos.
Do seu top, não vi nenhum. Só arriscaria o do Van Sant e o do Stiller.
Colocaria A MÚMIA 3 e ARQUIVO X 2.
Cumps.
Adorei ver "Trovão Tropical" na lista de piores. Acho que este filme é o mais superestimado de 2008!!!
Só lamento ver, na sua lista, alguns longas dos quais gostei, como "Um Beijo Roubado" e "Paranoid Park".
ainda bem que não vi a maioria da lista. hehe esse ano não fiz questão de assistir muitos lançamentos, o que provavelmente foi uma boa escolha.
dos que vi, um beijo roubado e paranoid park jamais entrariam, principalmente o primeiro, por achá-lo esteticamente lindo demais.
já trovão tropical... hehe não curti muito não. faltou graça.
[]s!
Gustavo: Não assiti A MÚMIA 3 e ARQUIVO X 2.
Hugo, permita-me discordar hahahahahahaha. Acho 3 filmes de sua lista maravilhosos: Paranoid Park, Um Beijo Roubado e, inclusive, o seu primeiro lugar A Era da Inocência.
Postar um comentário