quinta-feira, dezembro 04, 2008

JARMUSCH, done ...

U

m dos meus objetivos atuais como cinéfilo é assistir a todos os longas (ou pelo menos os que forem possíveis) dos diretores que eu considero mestres da 7ª arte. Então na minha escolha dos filmes antigos para assistir, estou buscando os que ainda não vi de diretores como Kubrick, Scorsese, De Palma, Polanski, Coppola, Ferrara, Eastwood, Allen, Leone, Lynch, Almodóvar, entre outros.

Começo a comentar aqui no blog pelo Jim Jarmusch, do qual só não assisti PERMANENT VACATION (80), o seu primeiro longa e YEAR OF THE HORSE (97), um documentário sobre Neil Young.



ESTRANHOS NO PARAÍSO (84) foi o filme que despontou Jarmusch no cenário de cinema, tendo ganho prêmio no festival de Cannes, acho o filme mais redondo do cara. Logo depois com DAUNBAILÓ (86), o diretor consagrou-se com grande destaque no circuito alternativo, por muitos é considerado o melhor dele, embora eu pessoalmente não seja dos mais entusiastas com o longa, em especial pela participação do Benigni, que eu não gosto, e não vejo muita coisa na história, mas reconheço que na época tenha tido seu valor. TREM MISTERIO (89) é um filme com três histórias que são conectadas entre si, e de forma bem interessante aliás. UMA NOITE SOBRE A TERRA (91) segue o mesmo estilo do filme anterior, só que agora são 5 histórias de viagens de taxis, também bastante interessante. Em DEAD MAN (95), o Depp dá um show e faz um filmaço. GHOST DOG (99) tem um Whitaker inspirado, um filme mais acessível do diretor. SOBRE CAFÉ E CIGARROS (03) não me agradou muito, são vários curtas, alguns eu gostei, outros não, no geral fica na média. E finalmente FLORES PARTIDAS (05), um ótimo filme, com o ótimo Murray.

O diretor trabalha atualmente com THE LIMITS OF CONTROL, previsto para o ano que vem.

Abaixo os filmes do diretor por ordem de preferência:

1) Estranhos no Paraíso
2) Dead man
3) Flores partidas
4) Ghost Dog
5) Down by law
6) Trem mistério
7) Uma noite sobre a Terra
8) Sobre café e cigarros

1 comentários:

Eduardo de Assumpção disse...

vontade de ver mais jim jarsmuch.