domingo, abril 04, 2010

Ilha do Medo ...

.

J

á adianto que faço parte do time que gostou deste novo de Martin Scorsese e o considera um filme menor, mas superior aos recentes que ele fez no piloto-automático (GANGUES, AVIADOR, INFILTRADOS). Talvez o que frustrou o outro time, que não gostou do filme, é que esperavam uma obra-prima do diretor. E neste ponto, a grande tacada dos produtores do filme foi adiarem o lançamento dele, do final do ano passado para agora. Claramente queriam tirar a pressão do Oscar e consequentemente da crítica, em torno da obra. Se o filme tivesse estreado naquela data, não teria a bilheteria que teve agora. É claro que o trailer que soltaram, vendendo erroneâmente o filme como de terror ajudou bastante e prova disso foi a queda de arrecadação que o filme teve após sua terceira semana em cartaz nos states. O boca a boca prejudicou obviamente, pois este não era aquele filme que estava no trailer.

Mas voltando ao longa, é inegável que o roteiro não é sua maior virtude, mas em se tratando de Scorsa, ele tira isso de letra quando entrega uma fita bem filmada, extrai a melhor atuação do Di Caprio desde o começo dessa parceria, que ao que parece terminou aqui e convenhamos, para quem já trabalhou com De Niro e Pacino, o outro fica bem abaixo. E Mark Ruffalo já está passando da hora de ganhar um Oscar, o cara não foi indicado nem por ZODÍACO, crime.

Enfim, está encabeçando a lista dos melhores de 2010, por enquanto.

7 comentários:

Alyson Santos disse...

Também acho ja um dos melhores do ano, um belo exercício de estilo. Aliás, se os filmes não decepcionarem, o Oscar do ano que vem terá bastante filmes de suspense: Ilha do Medo, o The Ghost Writer que é do Polanski, A Origem do Nolan, Alice no Pais das maravilhas do Burton e assim vai. Ou simplesmente teremos um ano marcado por esse gênero.

Abraços!

Hugo Leonardo disse...

Será que o filme tem chancer de chegar no Oscar 2011 ? Eu acho muito dificil um filme lançado agora ainda ter forças, mas bem, GUERRA AO TERROR conseguiu isso né, mas foi lançado em junho ...

Wally disse...

Só discordo completamente que os filmes anteriores do Scorsese foram feitos no piloto automático. Mas "Ilha do Medo" é mesmo muito bom (ainda que não 5 estrelas), e é um belo pedaço de Cinema.

Kamila disse...

É inegável a qualidade técnica desse filme, especialmente de elementos como fotografia, trilha sonora, figurinos e direção de arte. Além dos efeitos sonoros e da performance do Leo. Mas, o roteiro previsível acabou comigo.

Hugo Leonardo disse...

O roteiro pode ser criticado realmente, mas eu nem achei previsível, não peguei o negócio antes não ...

bruno knott disse...

Achei alguma coisa ou outra prevísivel, mas nada demais. Gostei do roteiro. Acho que fez um bom trabalho ao nos apresentar um paciente com demencia.

Concordo que é o melhor Scorsese dos últimos tempos, mas não é do nível dos seus melhores trabalhos.

E sim, Mark Ruffalo é extremamente injustiçado pelas premiações.

Vinícius P. disse...

A maioria parece ter aprovado esse novo do Scorses. Ainda não vi, mas sem dúvida estou bem ansioso.