terça-feira, fevereiro 02, 2010

Filmes do Oscar 2010 (atualizado em 07/02) ...

A

gora que já sabemos os indicados a premiação deste ano, vou manter neste post comentários dos filmes concorrentes, editando a medida em que eu os for assistindo. Não vou comentar sobre as categorias individuais, pois o que me interessa são os filmes mesmo. Sem mais:

(por ordem de preferência)

> BASTARDOS INGLÓRIOS (Quentin Tarantino) >>> Meu favorito de todos aqui é esta obra-prima do Taranta.

> UP IN THE AIR (Jason Reitman) >>> O melhor filme do diretor até o momento. Bem superior ao chatinho JUNO, com uma temática adulta, um elenco afiado, um roteiro inteligente, sem ser exageradamente pretensioso e auto-importante, enfim, uma pequena obra prima. Alguns acharam a história clichê e banal, mas desde que seja com qualidade, tá valendo.  

> AVATAR (James Cameron) >>> E por falar em clichê, o roteiro deste está cheio deles, mas a ousadia do Cameron supera isso e transformou o longa num marco do cinema.

> UP (Pete Docter)  >>> Filminho animado com aura de filmão. O que não é novidade em termos de Pixar movies.

> PRECIOSA (Lee Daniels) >>> Este realmente foi uma surpresa pra mim, que pela sinopse parecia ser um filme batido, sobre racismo, gravidez e Aids na adolescência, mas a grande sacada do diretor foi não abusar do melodrama e não ter um final em que tudo dá certo. Aqui os personagens são reais, as atitudes deles são plausíveis, não tem aquela coisa de superação das dificuldades, da pessoa que ajuda o "problemático" da história e se torna um herói, enfim, é um drama simples, mas completamente honesto. Méritos também do elenco, acima da média, incluindo ai também a Carey, que aparece pouco, mas convence. Isso sim é um pequeno grande filme, e com todo o merecido hype que teve no circuito alternativo e não aquela bobagem de JUNO.

> UM HOMEM SÉRIO (Coen's) >>> Não era exatamente o filme que estava esperando dos irmãos. Esse é mais contido, mais intimista (mostra muito da cultura judaica), não achei tão bacana quanto o anterior deles, apesar de ter o mesmo humor negro de costume. Não sei, acho que faltou algo aqui, talvez me incomodou o final abrupto, mas o resultado é positivo. 

> DISTRITO 9 (Neill Blomkamp) >>> É um filme que gostei no geral, mas não acho que seja merecido estar entre os 10. O hype encima dele acabou contando bastante na indicação.

> AN EDUCATION (Lone Scherfig)  >>> Longa produzido na Inglaterra da diretora dinamarquesa que tem em seu currículo ITALIANO PARA PRINCIPIANTES (00). É um drama de época um tanto morno, mas que no geral me agradou. Só que não merecia estar na lista dos 10 mais.

> GUERRA AO TERROR (Kathryn Bigelow)  >>> É um bom filme, mas não vejo muito mais além disso. Coisa de americano, esse oba-oba em torno dele.

> THE BLIND SIDE >>> Esse é único dos 10 que eu não vi e não faço questão nenhuma de assistir. Por duas razões, não me parece ser bom e não gosto nem um pouco da Bullock, espero que ela não ganhe o prêmio, a Gabourey Sidibe é que merece.


  

> INVICTUS (Clint Eastwood) >>> Superou minhas expectativas este novo do bom velhinho e se não é uma obra-prima do nível de GRAN TORINO, deveria ao menos ter sido incluído entre os 10 indicados (no lugar do filme chato da Bullock). Um filme edificante, inspirador, sem ser chato e piegas, com uma grande atuação do Freeman. O rugby não é um esporte que me interessa, mas no filme é algo que não me incomodou. De ruim, só acho que o Clint abusou do slow nas cenas da final, mas nada grave. 

> O MENSAGEIRO (Oren Moverman) >>> Filme concorre a roteiro original e ator coadjuvante com o Harrelson. Não é um grande filme, mas é satisfatório, traz algumas idéias interessantes e para um filme de guerra indireta é até original. Além do Harrelson que não está tão afetado aqui, tem o Ben Foster que está muito bem e a Samantha Norton, que está melhor ainda.

Os ignorados pela Academia

> THE ROAD (John Hillcoat) >>> Eu gostei muito do filme e não li o livro. O clima apocalíptico é foda. A atuação do Viggo é muito foda e o menino é bom também. Os flashbacks não me incomodaram, pelo contrário, são essenciais para quem não conhece nada da história, pois fica muito sufocante ver pai e filho vagando, sem saber que desastre ocorreu e o que aconteceu com a mãe do menino, pelo menos este último ficamos sabendo e ficou meio estranho ela ter feito o que fez, mas enfim, superou minhas expectativas. O filme não concorre a nenhuma categoria, ao menos o Viggo merecia a indicação. 

> UM OLHAR DO PARAÍSO (Peter Jackson) >>> Não dá pra entender como PJ gastou 65 paus e mais de 2 anos pra fazer um filme tão pobre, canhestro, visual cafona mesmo, todo sem personalidade. As atuações estão bem ruins, quase que só as atrizes juvenis que salvam, o Wahlberg é sem expressão, a Weisz não faz feio, mas também não tem um papel importante, a Sarandon é caricata e o Stanley Tucci encarna bem o psicopata, mas é um tipo de personagem batido no cinema e não deve ameaçar o Oscar a que merece o Christoph Waltz. E o final do filme é de uma sem vergonhice tamanha. Em tempo: o filme foi indicado só a Ator Coadjuvante, mas pra quem já tem um Oscar no bolso (PJ), é muito pouco.

11 comentários:

Kamila disse...

Dos indicados a melhor filme, só assisti: "Amor Sem Escalas", "Distrito 9", "Bastardos Inglórios", "Up - Altas Aventuras", "Avatar" e meu favorito é o longa do James Cameron.

bruno knott disse...

Ae Hugo meu favorito é Bastardos tb. Obra-prima, sem dúvida.

Acho JUNO superestimado, mas considero bacaninha. Reitman evoluiu muito.

Anônimo disse...

Olá, nós do CINECLUBE01 estamos procurando fazer parcerias em link. A idéia é cada um dos parceiros colocar o link do outro no seu próprio Blog (em uma lista ou gadget), para assim aumentarmos a nossa gama de leitores. Se topar nós agradecemos, acredito que será de grande ajuda para todos. Caso já tenha recebido esse convite e não queira aceitá-lo(estamos passando por vários Blogs do genêro) pode desconsiderá-lo. Caso aceite a proposta, deixe um comentário no nosso Blog dizendo que topa esta parceria.
Abrs colega!
http://cineclube01.blogspot.com/

Kamila disse...

Eu queria estar com minha lista do Oscar igual à sua! :-) Mas, tô longe!

Hoje, assisto "The Hurt Locker".

Beto disse...

Olá Hugo, parabéns pelo blog, bem legal! Topa fazer uma parceria de links ? www.umblogdecinema.blogspot.com
Abs!

bruno knott disse...

Não gostei de Invictus, apesar de ser fã do Eastwood. Foi um filme q não me comoveu nem um pouco. Acho que ele errou a mão aqui, infelizmente!

Jenson J, disse...

Hugo, como vai?
Ah, AVATAR é um desastre! O roteiro é péssimo! Particularmente, o que leva um filme é o seu roteiro, não? Então. Meu favorito é o do Reitman, mas como não vai levar mesmo, fico na forte torcida por Guerra ao Terror!

Abraço!

Wally disse...

Tô bem atrasado, mas vamos lá:

"Amor Sem Escalas": Um de meus preferidos. Adorei este filme.

"Avatar": Amei. Não me incomodaria se vencesse o principal.

"Bastardos Inglórios": A obra-prima do top 10 da Academia.

"Guerra ao Terror": Concordo, bom - talvez até ótimo - filme, mas muito superestimado. Indicaria apenas na área de som e montagem.

"Up": Maravilhoso, claro.

"Distrito 9": Também concordo. Gostei consideravelmente. Acho maravilhoso na primeira metade e decepcionante na segunda. Indicações à montagem e roteiro um tanto equívocadas. Tiveram filmes melhores.

"Invictus": Esperava mais. Achei bem falho. Mas Eastwood é um gênio e faz até do nulo algo transcendente. A história me conquistou.

Os outros ainda não assisti. Mas eu li "A Estrada" e acho um livro incrível.

Diego Rodrigues disse...

Vamnos lá:

Amor Sem Escalas: Não achei tão bom. Muito pelo contrário, convencional e sem ritmo.

Avatar: Filme bonitinho, muito bom e tal, mas pára por aí.

Bastardos: O filme é foda.

Guerra ao Terror: Muito boa essa obra dirigida por Bigelow.

Up: A animação é boa, mas não pra ser indicada nem nada. Prefiro Sr. Raposo ou Coraline.

Educação: Bem medíocre.

Preciosa: Bom filme, respeitável.

Distrito 9: Muito bom.

Um Homem Sério: Me diverti bastante.

Um Sonho Possível: Muito ruim, não merecia ser indicado.

Invictus: Mais um bom filme de Clint.

O Mensageiro: Bom filme.

Um Olhar do Paraíso: Mereceu a esnobada, lixo puro.

Alyson Santos disse...

Particularmente as ordens ficariam assim: Guerra ao Terror > Bastardos Inglórios> Um Homem Sério > Avatar > Distrito 9 > Amor sem escalas > An Education > Preciosa> Up! Altas Aventuras e por ultimo, claro, a piada The Blind Side.

Concordo plenamente sobre a ruindade de Um Olhar do Paraíso, sobre Up! ser superestimado e acho que o final de An Education ferra com tudo no filme.

Abraços!

Mayara Bastos disse...

Dos que vi:

"Bastardos Inglórios": Uma obra-prima de Mr. Tarantino, merecia mais reconhecimento, além do Christoph Waltz.

"Amor sem Escalas": Òtimo filme, e com uma direção madura de Jason Reitman.

"Avatar": Concordo com você, se não fosse pelo show técnico, o roteiro é clichê.

"Up": Sem palavras para descrever, né?

"Preciosa": Este acabei de ver, e gostei muito, uma surpresa para mim também.

"Um Olhar do Paraíso": Realmente, esperava mais do filme. Stanley Tucci está bem, mas ninguém tira o Oscar do Waltz.

Meus favoritos são "Bastardos Inglórios" e "Up", seguido de "Amor sem Escalas" e "Avatar".

Beijos! ;)